Projetos

E.E.Norte Mineira

Grupo Tecnologia:  Lueli Aparecida Batista da Silva
                                 Eliane Antunes Pereira
                     Silvana Pinto 


Tema:

A tecnologia, como aliada no processo ensino aprendizagem.


Publico Alvo:   Alunas do Curso Normal


Justificativa:


Este projeto tem por objetivo investigar a utilização das ferramentas tecnológicas na Escola Estadual Norte Mineira, no curso Normal, visando tornar os conteúdos trabalhados mais atrativo e dinâmico, além de discutir sobre a importância do uso das ferramentas tecnológicas desde a educação infantil. No que se refere ao domínio dos recursos tecnológicos pelos futuros professores, vale sugerir o trabalho na prática, além de estudo de textos e vídeos que abordem o tema. Estamos cientes que a escola pública não dispõe de muitos recursos, mas devemos nos questionar sobre o fato de realmente utilizarmos aqueles que estão disponíveis e/ou as razões de não utilizá-los.


Após confirmar a dificuldade em interagir com os recursos tecnológicos, as aulas de informática da educação podem e devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar com as demais disciplinas, com a finalidade de sanar as dificuldades apresentadas. Os professores do curso Normal tornarão suas aulas mais atrativas e contribuirão significativamente na formação dos novos educadores; dando – lhes a oportunidade de viverem experiências com diferentes recursos tecnológicos, abrindo discussões sobre as dificuldades encontradas, as vantagens e desvantagens no uso dos recursos tecnológicos e a utilidade destes no processo de alfabetização de seus futuros alunos.


Através da tecnologia é possível interagir com o mundo. Os recursos tecnológicos são ferramentas que fazem parte da vida dos educandos e podem contribuir significativamente na aquisição de conhecimentos e no processo da alfabetização digital.



Objetivo Geral:

·         Preparar o futuro professor da educação infantil para a utilização dos recursos tecnológicos em favor da alfabetização;


Objetivos Específicos:

·         Auxiliar na execução de pesquisas no Google;

·         Selecionar na internet textos e informações relevantes sobre o tema em estudo;

·         Oferecer orientações sobre como manusear os recursos tecnológicos;

·         Elaborar com os futuros professores projetos de alfabetização, utilizando recursos tecnológicos como computador e data show.


Metodologia:

Primeiramente será feita uma sondagem sobre as dificuldades do professor – aluno em lidar com os recursos tecnológicos. Depois de levantada as dificuldades em relação á pesquisa na internet e à preparação de aulas com o uso dos recursos disponíveis na escola darão início as discussões sobre o tema e faremos pesquisas na internet, orientando o uso dessa ferramenta.
Nessas aulas, serão oferecidas aulas expositivas sobre a importância dos recursos tecnológicos na alfabetização, seguido de atividades práticas com os computadores  do Laboratório de Informática, visando promover a utilização e operação das máquinas pelos professores.
Discutiremos e trabalharemos com sites de jogos educativos, dando ênfase na  exploração da internet, principalmente os sites de busca e sites educativos. Em seguida, os professores-alunos serão orientados para digitarem e formatarem textos que seriam trabalhados em sala de aula, além de inserir imagens e criar planos de aula, criar email para troca de mensagens e dúvidas.
Ao final destas atividades espera – se que os professores-alunos sejam capazes de elaborar e apresentar um projeto (slides), abordando o tema  alfabetização na educação infantil com jogos e brincadeira on line.
Concluiremos nossas atividades com troca de experiências, abrindo discussões sobre os trabalhos desenvolvidos e as expectativas dos professores em relação as tecnologias na sua formação e na sua futura prática pedagógica.


Avaliação:

Será continua, diagnosticando as dificuldades e avanços de cada professor – aluno em lidar com os recursos tecnológicos além do preenchimento de uma ficha avaliativa com pontos positivos e negativos do projeto desenvolvido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário