E.E.Norte Mineira
Grupo Tecnologia: Lueli Aparecida Batista da Silva
Eliane Antunes Pereira
Silvana Pinto
Tema:
A tecnologia, como aliada no processo ensino aprendizagem.
Publico Alvo: Alunas do Curso Normal
Justificativa:
Este projeto tem por objetivo investigar a utilização das ferramentas tecnológicas na Escola Estadual Norte Mineira, no curso Normal, visando tornar os conteúdos trabalhados mais atrativo e dinâmico, além de discutir sobre a importância do uso das ferramentas tecnológicas desde a educação infantil. No que se refere ao domínio dos recursos tecnológicos pelos futuros professores, vale sugerir o trabalho na prática, além de estudo de textos e vídeos que abordem o tema. Estamos cientes que a escola pública não dispõe de muitos recursos, mas devemos nos questionar sobre o fato de realmente utilizarmos aqueles que estão disponíveis e/ou as razões de não utilizá-los.
Após confirmar a dificuldade em interagir com os recursos tecnológicos, as aulas de informática da educação podem e devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar com as demais disciplinas, com a finalidade de sanar as dificuldades apresentadas. Os professores do curso Normal tornarão suas aulas mais atrativas e contribuirão significativamente na formação dos novos educadores; dando – lhes a oportunidade de viverem experiências com diferentes recursos tecnológicos, abrindo discussões sobre as dificuldades encontradas, as vantagens e desvantagens no uso dos recursos tecnológicos e a utilidade destes no processo de alfabetização de seus futuros alunos.
Através da tecnologia é possível interagir com o mundo. Os recursos tecnológicos são ferramentas que fazem parte da vida dos educandos e podem contribuir significativamente na aquisição de conhecimentos e no processo da alfabetização digital.
Objetivo Geral:
·
Preparar
o futuro professor da educação infantil para a utilização dos recursos
tecnológicos em favor da alfabetização;
Objetivos Específicos:
·
Auxiliar
na execução de pesquisas no Google;
·
Selecionar
na internet textos e informações relevantes sobre o tema em estudo;
·
Oferecer
orientações sobre como manusear os recursos tecnológicos;
·
Elaborar
com os futuros professores projetos de alfabetização, utilizando recursos
tecnológicos como computador e data show.
Metodologia:
Primeiramente
será feita uma sondagem sobre as dificuldades do professor – aluno em lidar com
os recursos tecnológicos. Depois de levantada as dificuldades em relação á
pesquisa na internet e à preparação de aulas com o uso dos recursos disponíveis
na escola darão início as discussões sobre o tema e faremos pesquisas na
internet, orientando o uso dessa ferramenta.
Nessas
aulas, serão oferecidas aulas expositivas sobre a importância dos recursos
tecnológicos na alfabetização, seguido de atividades práticas com os
computadores do Laboratório de
Informática, visando promover a utilização e operação das máquinas pelos
professores.
Discutiremos
e trabalharemos com sites de jogos educativos, dando ênfase na exploração da internet, principalmente os
sites de busca e sites educativos. Em seguida, os professores-alunos serão
orientados para digitarem e formatarem textos que seriam trabalhados em sala de
aula, além de inserir imagens e criar planos de aula, criar email para troca de
mensagens e dúvidas.
Ao
final destas atividades espera – se que os professores-alunos sejam capazes de
elaborar e apresentar um projeto (slides), abordando o tema alfabetização na educação infantil com jogos e
brincadeira on line.
Concluiremos
nossas atividades com troca de experiências, abrindo discussões sobre os
trabalhos desenvolvidos e as expectativas dos professores em relação as
tecnologias na sua formação e na sua futura prática pedagógica.
Avaliação:
Será continua, diagnosticando as
dificuldades e avanços de cada professor – aluno em lidar com os recursos
tecnológicos além do preenchimento de uma ficha avaliativa com pontos positivos
e negativos do projeto desenvolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário